Ligue Agora! (11) 4902-9052

8 dicas para proteger a sua família das doenças de inverno

8-dicas-para-proteger-a-sua-familia-das-doencas-de-inverno

Com a chegada dos dias mais frios, uma preocupação de muitas pessoas é em relação às doenças de inverno que são ocasionadas por inúmeras questões, como as variações térmicas, a baixa umidade do ar e o aumento na concentração dos poluentes. Tudo isso deixa a nossa imunidade mais baixa e faz com que fiquemos propensos a doenças.

Quais as principais doenças de inverno e seus sintomas?

A maior parte das doenças de inverno está relacionada ao sistema respiratório, sendo as mais comuns:

Resfriado

É causado por um vírus diferente do agente da gripe e possui sintomas um pouco mais leves, como espirros, tosse, dor muscular, secreção nasal e febre baixa. Em geral, o próprio corpo consegue combater o vírus de forma natural e os remédios são usados apenas para aliviar os sintomas.

Gripe

É causada pelo vírus influenza e seus sintomas são semelhantes aos do resfriado, porém bem mais intensos e com febre alta. A gripe é altamente contagiosa e, as vezes, pode ser necessário o uso de medicamentos antivirais (além dos indicados para o alívio dos sintomas). Como prevenção, recomenda-se o uso da vacina a partir dos 6 meses de idade todos os anos, já que o vírus sofre mutações constantes.

Amigdalite

É a inflamação das amígdalas e pode ser causada por bactérias ou vírus. O principal sintoma é a dor de garganta, mas o paciente pode ter dificuldade de engolir, mau hálito, inchaço dos gânglios e até febre alta. O tratamento dependerá do agente invasor, se houver pontos purulentos no fundo da garganta, é provável que a infecção seja bacteriana, nesse caso são prescritos antibióticos.

Sinusite

É causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os sintomas são dores de cabeça, inchaço nas pálpebras, dor nos olhos e nariz entupido. O tratamento depende se o caso é agudo (uso de descongestionantes) ou crônico (uso de antibióticos).

Bronquite

É a inflamação dos brônquios e pode ser causada por vírus ou bactérias. Tem como sintomas a tosse seca com chiado seguida de tosse com eliminação de catarro, mal estar, febre e fadiga. O tratamento também dependerá se o caso é agudo ou crônico.

Otite

É uma infecção bacteriana da orelha média. Em geral, bactérias que infectaram a garganta vão para a orelha e acabam se multiplicando. O principal sintoma é a dor de ouvido e o tratamento pode envolver o uso de antibióticos.

Como prevenir essas doenças de inverno?

As principais dicas envolvem cuidados com a higiene e formas de reforçar a imunidade. São elas:

  • Retirar o pó dos móveis e também manter as roupas de cama limpas e livres de ácaros;
  • Lavar as mãos constantemente;
  • Manter a casa arejada. Apesar do frio, abra as janelas durante o dia para circular o ar;
  • Preparar uma alimentação balanceada, com bastante ácido fólico, vitaminas B, C e D;
  • Cuide da hidratação! Beba muita água, sucos e chás, principalmente se o clima da região em que você mora for seco;
  • Manter as vacinas em dia;
  • Usar umidificador e também soro fisiológico para os olhos e as narinas;
  • Não usar remédios sem prescrição médica, principalmente antibióticos.

E você tem outras dicas para evitar as doenças de inverno na sua família? Deixe um comentário pra gente!