Ligue Agora! (11) 4902-9052

Como cuidar dos dentes de crianças? Veja nossas dicas!

como-cuidar-dos-dentes-de-criancas-veja-nossas-dicas

Escovar os dentes é uma atividade rotineira do nosso dia a dia, tornando-se tão comum que não paramos para pensar na importância dela e dos cuidados bucais para a saúde de toda nossa família. Mas o que podemos não prestar a atenção é o quanto é necessária uma atenção extra na hora de cuidar dos dentes de crianças.

Já no nascimento do primeiro dente de leite é importante marcar uma consulta no odontopediatra, um profissional especializado na saúde da dentição infantil. Por isso, confira nossas dicas abaixo sobre como cuidar dos dentinhos dos pequenos.

Faça consultas periódicas

Assim como os adultos, as crianças e bebês precisam visitar o dentista com uma periodicidade de no máximo seis meses, já a partir do início do nascimento dos primeiros dentinhos. Isso acontece por volta do primeiro semestre de idade, mas existem casos de crianças que já nascem com algum tipo de dentição.

A consulta com o odontopediatra não só garantirá a saúde dos dentes dos seus filhos, como poderá identificar precocemente problemas que podem vir a causar consequências negativas no futuro.

Fique de olho na alimentação

Uma alimentação equilibrada é essencial para a manutenção de uma boa saúde dos dentes. Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido, como é o caso de refrigerantes, doces e batata frita, é de grande importância. Eles são os grandes vilões por trás da produção de ácidos que ajudam no aparecimento das cáries.

Saiba limpar bem os dentes de crianças

No surgimento dos primeiros dentes, normalmente os incisivos, ainda não é necessário a introdução de escova. A limpeza pode ser feita com uma fralda ou tecido de algodão úmido, podendo ser usada também a dedeira, caso prefira. A higiene deve ser feita mesmo durante a amamentação de madrugada, para evitar acúmulo de leite na boca.

Com o nascimento dos dentes do fundo, os molares, já é recomendado introduzir a escova, com a ajuda dos pais. Somente após a criança já ter maturidade e coordenação o suficiente, por volta dos seis anos de idade, que é recomendável ensiná-la como fazer o processo de escovação sozinha.

Não se esqueça do fio dental

Assim como nos adultos, o uso de fio dental também é muito importante para a saúde bucal das crianças. Ele ajuda a remover restos de alimentos e placas bacterianas que podem surgir entre os dentes. A recomendação é que se comece a utilizar o instrumento com quatro anos, pelo menos uma vez ao dia, com o adulto auxiliando na aplicação. Após os oito anos de idade, é recomendável ensinar a criança a realizar o procedimento sozinha.

Tenha cuidado com a quebra de dentes

Caso os dentes de leite da criança quebrem, por algum motivo, é necessário buscar a ajuda de um profissional. Atenção especial deve ser dada para descobrir onde foi parar o fragmento de dente quebrado, tomando cuidado para a criança não tê-lo engolido.

Somente o dentista poderá identificar o melhor tratamento para esse caso e até a possível recomendação de procedimentos mais complexos, como o implante. Problemas surgidos na infância precisam de atenção, pois podem afetar o nascimento dos dentes definitivos.

Evite que a criança chupe dedo

O hábito de chupar o dedo pode trazer consequências graves e prejudicar o desenvolvimento da boca e do queixo da criança, afetando a posição dos dentes, resultando em mordida aberta ou cruzada. Na maioria dos casos, só o aparelho ortodôntico é capaz de corrigir o problema.

Se seu filho já desenvolveu essa mania, incentive-o a parar, explique o motivo e o elogie quando não estiver chupando o dedo. Caso os estímulos não adiantem, procure um profissional para ajudar.

Essas são algumas dicas fundamentais para a saúde dos dentes de crianças. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, talvez seja a hora de saber um pouco mais sobre planos odontológicos para garantir a qualidade de vida da sua família.

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.