Ligue Agora! (11) 4902-9052

Outubro Rosa: como conscientizar seus colaboradores sobre a causa?

outubro-rosa-como-conscientizar-seus-colaboradores-sobre-a-causa

Você provavelmente conheceu — ou pelo menos já ouviu falar sobre — alguma mulher que luta contra o câncer de mama. Cada vez mais comum, esse câncer só é menos incidente que o de pele. Foi justamente nesse cenário que surgiu o Outubro Rosa, uma movimentação internacional cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo.

Quer saber mais sobre o Outubro Rosa e entender a situação do câncer de mama no Brasil e no mundo? Então não deixe de ler a postagem de hoje:

O que é Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos ainda na década de 1990. A ideia era estimular o engajamento da população no controle do câncer de mama, cuja incidência é cada vez maior, tanto em mulheres quando em homens. Com uma causa tão nobre assim, não demorou muito para que o movimento se alastrasse pelo mundo e conquistasse um grande número de adeptos.

Objetivo da campanha

A data é mundialmente celebrada no mês de outubro, e tem como objetivo principal o compartilhamento de informações sobre o câncer de mama para conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames de prevenção. Afinal, o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de tratamento.

Em 2010, o movimento ganhou ainda mais força no Brasil, pois passou a contar com o apoio do INCA (Instituto Nacional do Câncer). O órgão também se mobiliza oferecendo espaços de discussão e divulgando um material altamente informativo, que estimula uma postura de mais atenção entre as mulheres e informa sobre os benefícios da mamografia.

Sintomas

Como você viu, o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de combater a doença. Entre os sintomas mais comuns, pode-se destacar:

  • Nódulos palpáveis e perceptíveis na região da mama ou das axilas;
  • Região da mama com uma textura diferente, com um aspecto muito similar a uma casca de laranja;
  • Alteração na pele que cobre o nódulo.

Esse tipo de câncer tem uma incidência maior entre mulheres acima dos 35 anos, idade em que os exames devem ser mais frequentes. Entre os fatores de risco estão as mulheres que tiveram a primeira gravidez depois dos 30 anos, as que não tiveram filhos, as que menstruaram precocemente ou ainda as tiveram uma menopausa tardia, como depois dos 50 anos. O histórico familiar também é um fator considerável.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é fazer o autoexame com frequência, apalpando as mamas desde nova — o ideal é a partir dos 20 anos. O exame deve ser feito entre o 4º e 6º dia depois da menstruação, pois fica mais fácil perceber alguma irregularidade.

Outra maneira de prevenir é realizando a mamografia a cada ano. Afinal de contas, quanto mais cedo o tumor for detectado, maiores são as chances de cura. Quando descoberta no estágio inicial, as chances de cura chegam a incríveis 95%. Fora isso, ter hábitos saudáveis, fazer exercício físico e não fumar também são fatores que ajudam na prevenção da doença.

Câncer de mama no Brasil e no mundo

Outubro é um mês em que o mundo fica cor de rosa. Assim como o Governo dialoga com a população, empresas e instituições também trabalham para conscientizar seus funcionários. Essa é uma medida muito importante, já que, ainda em 2014, 57 mil casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil. No mesmo ano, surgiram mais de 200 mil novos casos nos EUA.

Embora poucas pessoas saibam, o câncer de mama também pode atingir os homens (mesmo que em uma frequência menor). Portanto, é bom que eles também fiquem de olho e monitorem o desenvolvimento dos sintomas com regularidade.

Sabendo de todos esses dados, você provavelmente percebeu que o Outubro Rosa tem um papel ainda mais relevante do que a maioria das pessoas imaginam. A conscientização ainda é o melhor caminho, além do cuidado que você deve sempre ter com seu corpo.

Para continuar se inteirando sobre o assunto e se prevenir, não deixe de conferir as vantagens de se oferecer um plano de saúde para seus funcionários. Cuide da sua equipe e ajude a prevenir o câncer de mama!

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.