Ligue Agora! (11) 4902-9052

Plano de saúde para gestantes: como avaliar e quais são os seus direitos?

A gravidez é um momento único na vida da mulher e desperta as mais diversas sensações, desde a alegria até a insegurança com as muitas novidades que vêm por aí. A saúde da mãe e do filho são uma preocupação constante e, por isso, o melhor passo nessa hora é contratar um plano de saúde para gestantes.

Mas como tomar uma decisão tão importante como essa? O que um bom convênio deve oferecer e quais são os direitos da mulher à espera de um bebê? No post de hoje você vai aprender o que é um bom plano de saúde para gestantes e como fazer sua escolha de forma tranquila.

Qual a hora certa para a gestante fazer um plano de saúde?

Como para cobertura do parto na gravidez a termo (a partir de 38 semanas de gestação), o tempo de carência é de 300 dias, o ideal é que a contratação do plano de saúde seja feita antes que a mulher fique grávida para garantir o acompanhamento da mãe e do bebê de forma completa.

Dependendo do tipo de contrato, 180 dias é o período de carência para consultas e exames do acompanhamento pré-natal, terapias ambulatoriais, internações, parto prematuro e intercorrências eventuais, tais como abortamento e diabetes gestacional.

Entretanto, mesmo que a gravidez tenha acontecido de forma inesperada, ainda assim vale a pena contar com a estabilidade que os convênios oferecem. Considerando a dimensão da segurança, a contratação de um plano de saúde para gestantes é bastante vantajosa, pois mesmo a cobertura parcial garante o atendimento nos casos de exames, partos prematuros e outras necessidades eventuais.

Assim, ter a cobertura de um bom plano é importante não apenas para o acompanhamento pré-natal e o parto, mas também para situações como a virose causada pelo Zika vírus e a gripe H1N1.

O que o plano de saúde para gestantes cobre?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece, desde 1999, uma lista chamada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que apresenta os tratamentos, exames e as consultas que devem ser oferecidas de acordo com o tipo de plano contratado.

Abaixo listamos os principais serviços e procedimentos que os planos de saúde para gestantes com cobertura obstétrica devem ter:

  • exames e consultas do pré-natal;
  • acompanhamento pediátrico da gestante (a partir do 3º trimestre de gestação);
  • presença de acompanhante no trabalho de parto, parto e atendimento pós-parto;
  • atendimento para o recém-nascido na sala de parto, berçário ou UTI e durante 30 dias após o parto;
  • inclusão do recém-nascido como dependente no plano de saúde sem período de carência (desde que a solicitação seja feita até 30 dias depois do nascimento ou adoção).

Vale lembrar que, conforme dissemos, alguns procedimentos têm um período de carência. Por isso, é muito importante conhecer todos os detalhes do contrato para não ter surpresas diante de um possível episódio.

Como avaliar e escolher o melhor?

Para escolher um plano de saúde, a primeira medida é pesquisar sobre a operadora do plano. É fundamental checar as referências sobre a estabilidade da empresa e a qualidade dos serviços prestados.

Outra análise a ser considerada diz respeito à rede credenciada ou referenciada oferecida pelo plano de saúde. É preciso observar quais são os serviços de urgência e emergência, as maternidades e os profissionais conveniados para garantir que as preferências da gestante possam ser atendidas.

Questões como a abrangência geográfica e o processo de autorização para exames mais complicados também devem ser avaliadas. A escolha do plano de saúde para gestantes deve ser feita considerando o opção que atenda melhor às necessidades da família, oferecendo a segurança e a tranquilidade que esse momento da vida exige.

E o plano de saúde para os filhos?

A escolha de um plano de saúde para a futura mamãe é uma decisão extremamente importante e deve fazer parte do planejamento do casal em relação à gravidez.

Agora que você já sabe o que um plano de saúde para gestantes deve oferecer e como escolher o convênio mais adequado, conheça também os planos de saúde para crianças!

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.