Ligue Agora! (11) 4902-9052

Qual é a importância das consultas ao ginecologista logo na adolescência?

É essencial que este tema seja colocado em pauta a fim de se quebrar paradigmas, desfazer-se bloqueios, retirar-se obstáculos que foram colocados ao longo de muito tempo, seja por falta de informação ou por excesso de informação equivocada. Chega a ser assustador o quão é desconfortável para muitos pais falar de sexualidade com seus filhos.

Quando são do gênero feminino então, nem se fala! Questões importantes, como marcar as consultas ao ginecologista, podem se tornar motivo de conflitos familiares.

É preciso acalmar os ânimos e agir com racionalidade, afinal, esta é uma questão que aborda a saúde física e mental do jovem. É preciso entrar num consenso e decidir a partir de quando pode ser mais apropriado a primeira consulta ao ginecologista.

Mas será que existe mesmo uma regra pronta, capaz de dizer exatamente qual é a melhor idade para este importante passo familiar? Entenda mais sobre este assunto com o nosso post de hoje!

Para construir uma relação de confiança

Quando se trata de pessoas, tudo é relativo, cada um tem seu tempo certo. É natural achar que a primeira consulta ao ginecologista deve, obrigatoriamente, ser logo após a primeira ocorrência menstrual.

Entretanto, há quem defenda que entre 8 e 9 anos já são importantes as consultas ao ginecologista, ainda que não sendo necessário o exame clínico. Mas que se vá o quanto antes para construir uma relação de confiança entre médico e paciente.

É muito importante também que os pais, em especial a mãe, tenham maturidade necessária para orientar e encaminhar suas filhas desde pequenas. Inclusive orientando-as quanto à importância das consultas ao ginecologista.

Naturalizar a menina com a sua sexualidade

Vivemos cercado de informações, mas nem sempre elas são corretas. Portanto, deve-se eleger um médico de extrema confiança, no qual os pais e principalmente a adolescente se sintam à vontade para compartilhar suas dúvidas.

Saiba que o que for conversado durante a consulta está eticamente protegido pelo sigilo médico/paciente. Nessa ocasião, a consulta ao ginecologista fornecerá informações importantes e orientações preciosas que deixarão a menina muito mais segura em relação à sua sexualidade.

Em geral, as principais orientações abordadas na primeira consulta ao ginecologista são referentes ao conhecimento do ciclo menstrual. Assim, esse encontro será focado no entendimento deste mecanismo, à marcação das datas das menstruações e se o volume do fluxo está dentro da normalidade.

Priorizar a segurança familiar

É sempre bom rever os paradigmas e reciclar as ideias. Priorizar a segurança familiar é fundamental, sobretudo no que diz respeito à saúde.

Procure ter à disposição sempre bons profissionais de saúde, pois nunca sabemos quando ocorrerá uma demanda de urgência. Ter um bom plano de saúde certamente pode trazer à sua família segurança e bem-estar. Não ter para onde correr num momento de desespero e emergência pode ser uma experiência frustrante, da qual algumas vezes, as consequências são extraordinariamente desagradáveis.

Você também concorda que a saúde da família vem em primeiro lugar? Leia o nosso artigo sobre plano de saúde para crianças para cuidar ainda melhor desse imensurável patrimônio!

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.