Ligue Agora! (11) 4902-9052

Qual é a importância do exame ginecológico na vida da mulher?

Quando o assunto é cuidado com o corpo, as mulheres já ficam atentas sobre a importância do exame ginecológico. Afinal, ele tem um papel fundamental no acompanhamento da saúde e deve acontecer durante toda a vida, desde a primeira menstruação até a pós menopausa.

Quer entender mais sobre o assunto e compreender a relevância desse exame para as mulheres? Então acompanhe o post de hoje!

Quando fazer a primeira consulta

Essa é uma dúvida muito comum: muitas mulheres não sabem quando recorrer ao ginecologista pela primeira vez. Na verdade, não existe uma idade específica ou momento ideal, mas é bom que as mulheres sintam a necessidade de um acompanhamento depois da primeira menstruação ou após completarem os 10 anos.

Por mais que ainda não tenha menstruado, os sinais da puberdade podem começar a aparecer de forma cada vez mais nítida, mudando o corpo, provocando o crescimento de pelos e despertando vontades.

Embora você provavelmente já tenha passado por isso, é bom ficar de olho quando essas modificações começarem a acontecer na sua filha — talvez seja esse o momento do acompanhamento de um especialista.

As meninas podem aproveitar a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre a menstruação, o funcionamento do aparelho reprodutor feminino e métodos contraceptivos. Ou seja, um parecer geral sobre informações que as mulheres devem ter.

O que checar no exame ginecológico

A visita médica tem um perfil muito preventivo, por meio de conversas e exames solicitados pelo especialista. Essa é uma medida muito interessante quanto ao cuidado com a saúde, pois algumas doenças são mais silenciosas e não têm nenhum sinal perceptível, como dor ou corrimento. Por isso, o check up ginecológico pode ser de grande ajuda, trazendo uma avaliação mais fiel sobre como a mulher realmente está.

Falando de forma específica sobre os exames de acompanhamento, é bom fazer aqueles rotineiros com mais frequência, como os exames de sangue, o Papanicolau e a mamografia. Os exames de sangue dão um parecer mais generalista, mas importante sobre o funcionamento do seu corpo, acusando algum problema ou inconsistência.

Já o Papanicolau tem um perfil mais específico, pois é um exame preventivo para o câncer do colo de útero e outras possíveis lesões causadas pelo vírus HPV. Embora muitas mulheres saibam de sua importância, acabam negligenciando esse exame e aumentando sua periodicidade, que deve acontecer uma vez por ano. Com o desenvolvimento das técnicas, o mesmo exame já consegue detectar alterações hormonais e várias doenças sexualmente transmissíveis.

A mamografia, por sua vez, é feita para detectar o câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres. A ideia é monitorar a saúde da mama e detectar alguma irregularidade ainda no início, o que ajuda muito no tratamento.

Qual a importância do acompanhamento

O ginecologista é a melhor pessoa para acompanhar a saúde da mulher, devendo atingir esse público desde quando ainda são muito novas até a terceira idade. Existe, por sinal, outro mito, que diz as mulheres não precisarem se consultar depois da menopausa — muito pelo contrário, é importante que a relação e o acompanhamento persistam.

Sempre que tiver alguma dúvida ou dilema, não hesite e procure logo seu médico. Muitas mulheres têm buscado o auxílio da internet ou de revistas, mas acabam se esquecendo que os problemas podem variar muito de mulher para mulher. Então, procure um bom médico que atenda pelo seu plano de saúde e mantenha o exame ginecológico em dia!

Conseguiu esclarecer suas dúvidas e entender a importância desse acompanhamento? Caso você tenha alguma dúvida ou questionamento, não deixe de compartilhar nos comentários abaixo: estamos aqui para ajudar você!

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.