Ligue Agora! (11) 3995-3736

5 dicas para incentivar seus funcionários a cuidar da saúde

Investir na sua empresa não significa apenas adquirir tecnologias, mobiliários modernos ou abrir uma nova filial. A saúde dos funcionários também é um fator de extrema importância, e que muitas vezes passa despercebido.

Uma rotina cansativa pode interferir no bem-estar do trabalhador, podendo alterar seu equilíbrio físico e emocional. Consequentemente, os reflexos que surgem afetam sua disposição, produtividade e até mesmo sua assiduidade no expediente.

Para evitar problemas desse tipo e manter sua equipe sempre motivada, confira a seguir 5 dicas para promover a saúde no ambiente de trabalho:

 

1. Aproveite os benefícios da ginástica laboral

Um profissional especializado, como um fisioterapeuta, pode proporcionar sessões de ginástica laboral orientadas de acordo com cada atividade desempenhada, ajudando a favorecer a saúde dos funcionários.

É um investimento que não custa tão caro, já que a hora do profissional pode ser dividida entre os setores da empresa. Com poucos minutos (e sem atrapalhar a produtividade), exercícios de respiração, alongamento e reeducação postural podem trazer diversos benefícios. Os principais são:

  • Melhora no condicionamento físico, postura corporal e concentração;
  • Integração da equipe;
  • Alívio de tensões acumuladas e dores musculares;
  • Prevenção de doenças laborais;
  • Redução dos afastamentos por motivos de saúde.

 

2. Incentive o consumo de água

Pode parecer simples, mas muitas pessoas não mantêm o hábito de beber água durante seu horário de trabalho. Considerando que passam aproximadamente 8 horas por dia no ambiente profissional, essa situação pode acabar sendo bastante prejudicial à saúde.

Além de todos os benefícios para o bom funcionamento do organismo, beber água durante o trabalho ajuda a manter a concentração e o rendimento. Além disso, em ambientes com ventilador ou ar condicionado a desidratação pode gerar problemas respiratórios, alergias, entre outros.

Uma boa solução, portanto, é estimular que cada funcionário mantenha uma garrafinha sempre cheia por perto.

 

3. Promova campanhas de conscientização

Informações importantes para a qualidade de vida do funcionário devem ser lembradas e relembradas, demonstrando interesse e preocupação em manter seu bem-estar.

Para isso, campanhas podem ser realizadas periodicamente a fim de educar e conscientizar o pessoal sobre temas relevantes. Abaixo estão alguns deles:

  • Importância da proteção solar contra doenças de pele;
  • Vantagens da prática regular de exercícios físicos;
  • Os males do cigarro e outros vícios;
  • Riscos da obesidade e do sedentarismo;
  • Hábitos alimentares mais saudáveis;
  • Saúde preventiva e exames periódicos (Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo);
  • Inclusão social.

Há ainda muitos outros assuntos, como meio ambiente e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Se não for possível dedicar alguns minutos do horário de trabalho para uma palestra ou algo parecido, vale fixar cartazes, enviar e-mails, etc.

 

4. Ofereça lanches mais saudáveis

Muitas empresas oferecem café da manhã e lanche da tarde durante os intervalos do expediente. Nessa hora é importante ser exemplo e colocar em prática as regras de uma alimentação mais saudável.

Mostre que é possível montar um cardápio simples, mas saboroso e nutritivo. Fuja de produtos industrializados — bolachas, refrigerantes ou salgadinhos prontos.

Se for preciso, consulte um nutricionista, que poderá ajudar inclusive a oferecer outras opções àqueles que forem mais resistentes ao novo menu.

 

5. Invista em plano de saúde empresarial para seus funcionários

Hoje, existem diversas opções disponíveis no mercado e o plano de saúde é um dos maiores benefícios proporcionados pela empresa, deixando o funcionário mais tranquilo e seguro. Além disso, caso haja algum acidente de trabalho, a instituição pode se certificar de que ele será bem atendido e cuidado.

Outro ponto favorável é estimular medidas preventivas para que os colaboradores não utilizem o plano de saúde apenas quando adoecerem, mas cuidem sempre de sua saúde, orientados por bons profissionais.

Com toda certeza, aplicar essas dicas na rotina da sua empresa só trará benefícios. Afinal de contas, pessoas saudáveis trabalham melhor, mais motivadas e satisfeitas. E isso acaba gerando resultados positivos para o sucesso da sua companhia.

E você, concorda com as dicas acima para incentivar a saúde dos funcionários?

 

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.