Ligue Agora! (11) 4902-9052

Manter os cuidados com os dentes é uma tarefa fácil, porém exige disciplina e a mudança de alguns hábitos que prejudicam a arcada dentária e danificam a estrutura gengival. O resultado disso é um sorriso saudável e sem proliferação microbiana.

Assim, é fundamental que sejam compreendidos os malefícios de algumas práticas e a necessidade de modificar determinados comportamentos.

Quer saber como manter os cuidados com os dentes? Confira nossas dicas neste post!

 

1. Roer unhas

O hábito de roer unhas é muito prejudicial para os dentes, pois desgasta e decompõe gradativamente a estrutura dentária. A erosão contínua sofrida pelo dente e o ambiente bucal normalmente contaminado por microrganismos são fatores que contribuem para a infecção e dores provenientes da penetração de lascas de unha na polpa do dente.

Sendo assim, o  tratamento odontológico deve ser aliado a estratégias psicológicas para evitar a recorrência desse hábito e o surgimento de novos problemas dentários.

 

2. Usar palitos de dente

Além de ser uma prática não recomendável pelos preceitos da boa educação, também danifica severamente os dentes.

Inserir o palito entre os dentes pode provocar pequenos sangramentos, propiciar retração gengival e anemia, entre outras complicações. Por isso, é recomendável abolir esse hábito e substituir os palitos pelo fio dental.

 

3. Abrir latas com os dentes

Para manter os cuidados com os dentes, é preciso evitar utilizá-los como abridores de latas e outros produtos. Esse hábito pode desestabilizar a estrutura dentária, promovendo mobilidade não desejada, e prejudicar, também, a gengiva.

 

4. Tomar refrigerantes

Tomar refrigerantes, bebidas gaseificadas e outras com grande quantidade de corantes pode colorir permanentemente a arcada dentária.

Além do aspecto visual indesejado, os refrigerantes depositam açúcar nos dentes, o que favorece o aparecimento de cáries. Nessas situações, a substituição por bebidas sem corantes ou por sucos sem adição de açúcar melhorará a sua saúde bucal.

 

5. Escovar incorretamente

A escovação após qualquer refeição é um hábito que deve ser aprendido. Porém, a rapidez na escovação ou a utilização de uma escova inadequada não promovem a limpeza completa, deixando resíduos alimentares que causam mau hálito e infecções dentárias.

 

6. Não usar o fio dental

O fio dental é imprescindível para a boa escovação, e deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. No entanto, as pessoas não creditam importância ao fato de que ele ajuda a retirar restos alimentares não alcançados pela escova dentária.

Sendo assim, é essencial utilizá-lo frequentemente. Para tanto, leve-o com você sempre que fizer refeições fora de casa.

Manter cuidados com os dentes é fundamental para garantir a sua saúde bucal e também a sua saúde geral. Isso porque algumas infecções que se iniciam na boca podem causar alterações sistêmicas significativas e contribuir, inclusive, para internações hospitalares. Por isso, é importante adotar e manter os cuidados dentários, para evitar danos permanentes e diminuir as chances de outras complicações.

Agora que você já sabe como manter os cuidados com os dentes, confira 7 maneiras de melhorar a qualidade do sono e tenha um dia a dia mais saudável e com mais disposição!