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7 maneiras de melhorar a qualidade do seu sono

Na busca por mais qualidade de vida, melhorar a qualidade do sono é um dos principais requisitos. No entanto, nem todo mundo consegue ter uma boa noite de descanso, o que resulta em falta de disposição durante o dia e diversas outras complicações.

Se você está tendo dificuldade para se concentrar, falhas de memória, excesso de sono, ansiedade e irritação, fique atento: esses sintomas podem ser um alerta de que você não está dormindo bem!

Acha que esse é o seu caso? Então confira a seguir as dicas que separamos para você melhorar a qualidade do sono:

 

1. Respeite o horário de dormir

Se cada dia o horário de ir para cama muda, o organismo sofre. Em média são indicadas de 8 a 9 horas de sono por noite para que a pessoa se sinta disposta no dia seguinte.

Sendo assim, habitue-se a dormir no mesmo horário, pois o corpo funciona como um relógio. Quando esse relógio não funciona bem os efeitos vão desde a falta de disposição a complicações emocionais como ansiedade e estresse.

 

2. Crie um ambiente apropriado

Algumas pessoas gostam de ambiente totalmente escuro. Outras preferem meia luz. Seja qual for sua preferência, o importante é que o local não seja iluminado demais e seja confortável.

A cama também merece atenção. Se o colchão não for confortável, o sono fica comprometido. Por isso, escolha a cama de acordo com suas necessidades, já que algumas pessoas precisam de condições especiais devido a problemas de saúde.

 

3. Leia um bom livro

Se você é adepta da leitura, crie o hábito de ler antes de dormir. A leitura avisa à sua mente que é hora de relaxar. Escolha temas que promovam tranquilidade e paz, assim, fica mais fácil cair no sono.

E, claro, evite temas violentos ou complexos. O que a mente menos precisa é de estímulos e esses assuntos podem ser bem estimulantes.

 

4. Abandone o celular e desligue a TV

O ideal é que a TV seja desligada pelo menos 1 hora antes de cair no sono. Isso porque alguns eletrônicos inibem a produção de melatonina, que é o hormônio que provoca sonolência.

Então, se você fica com o celular ligado na cama todas as noites e está com dificuldade para adormecer, deixe-o de lado, desligue a TV e verá como essa simples atitude vai fazer uma grande diferença.

 

5. Evite bebidas estimulantes após às 15 horas

As bebidas que contêm cafeína, por seu poder estimulante, devem ser consumidas no máximo até às 15 horas. São eles: refrigerantes de cola, chás e café.

Ao invés dessas bebidas, prefira alguma com poder relaxante, como os chás de ervas que são livres de cafeína. Além disso, prefira líquidos quentes, já que o calor proporciona sensação de aconchego e relaxamento.

 

6. Evite consumir bebida alcoólica antes de dormir

Há quem pense que um bom vinho relaxa e ajuda a dormir melhor. Engana-se, pois o álcool, depois de metabolizado, impede o organismo de adormecer.

Além disso, o consumo de bebida alcoólica está associado a problemas como insônia crônica e apneia. É o que confirma um estudo feito pelo Centro do Sono de Londres.

 

7. Pratique atividades físicas

Os exercícios são recomendados para ajudar a dormir melhor, porém, não devem ser praticados à noite, próximo à hora de ir para a cama. Da mesma forma que eles liberam o hormônio do relaxamento – serotonina – também liberam adrenalina.

Viu como é possível melhorar a qualidade do sono com mudanças de hábitos simples? Quer receber mais dicas como essa para continuar cuidando bem da saúde? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos!