Ligue Agora! (11) 3995-3736

Anemia: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Você provavelmente já ouviu falar sobre as causas e os sintomas da anemia, certo? Mas você sabia que essa condição não está relacionada apenas à carência de ferro no organismo?

Embora esse seja a principal causa da anemia, é importante ter em mente que o problema também pode ser uma consequência de outros fatores. Quer saber quais são eles e tirar suas dúvidas sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

 

Os tipos de anemia

Antes de mais nada, entenda que a anemia é caracterizada pelos baixos níveis de hemoglobina no sangue, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que tem a função de transportar o oxigênio do pulmão para o restante do corpo.

Os tipos mais comuns de anemia incluem:

Anemia por deficiência de ferro (ferropriva)

Conforme mencionamos no início do artigo, a deficiência de ferro é o principal motivo da anemia.

Ao não obter as quantidades necessárias desse mineral, seu organismo produz níveis insuficientes de hemoglobina, o que acarreta na redução dos glóbulos vermelhos no sangue.

Quando isso ocorre, os tecidos do corpo não recebem o oxigênio necessário para se “alimentarem”. Esse tipo de anemia é mais comum em gestantes, mulheres que estão passando pela perimenopausa e crianças de 3 anos.

Anemia por deficiência de vitamina B12

Enquanto a anemia ferropriva incide sobre a redução dos glóbulos vermelhos, a anemia por deficiência de vitamina B12 faz com que essas proteínas se tornem muito grandes, dificultando sua passagem pelos vasos sanguíneos. A consequência disso é a má distribuição de oxigênio para os tecidos do corpo.

Anemia por deficiência de ácido fólico

A anemia por deficiência de ácido fólico gera o mesmo problema que a deficiência de vitamina B12. A diferença é que a carência de ácido fólico é mais comum em mulheres que estão grávidas, já que esse nutriente é extremamente importante para o desenvolvimento do bebê.

 

As causas e os tratamentos da anemia

Visto que a anemia é resultado da deficiência de determinados nutrientes, é fácil concluir que as causas do problema derivam de uma má alimentação, correto? Depende!

Na maioria esmagadora da vezes, as causas da anemia de fato serão relacionadas a uma alimentação pobre, especialmente no que diz respeito aos nutrientes acima descritos.

No entanto, a condição também pode ser causada por problemas no funcionamento do organismo, que impossibilitam a absorção da vitamina B12, mesmo que você a obtenha diariamente. Nesse caso, o tratamento será baseado em injeções dessa substância diretamente na corrente sanguínea.

Já para as causas tradicionais, a simples obtenção dos nutrientes em falta será suficiente para tratar o problema. Isso se faz por meio de uma alimentação balanceada ou do uso de suplementos alimentares específicos.

 

Os sintomas da anemia

Agora que você já sabe os tipos, as causas e também os modos de tratar o problema, veja, a seguir, os sintomas da anemia:

  • tontura;
  • fraqueza;
  • cansaço anormal;
  • palidez;
  • dor de cabeça;
  • falta de ar.

Os sintomas da anemia podem ser distintos de pessoa para pessoa, e os mais comuns são o cansaço anormal e a fraqueza.

Por fim, depois desse guia sobre a doença, mais uma dica essencial: lembre-se de procurar ajuda médica se desconfiar de um quadro anêmico.

Somente um profissional pode identificar corretamente o problema e indicar os melhores cuidados para cada caso.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a se informarem sobre o assunto!