Ligue Agora! (11) 4902-9052

Reter talentos é um dos grandes desafios das principais empresas nos dias de hoje. Somado a isso, mantê-los comprometidos, motivados e engajados pode ser ainda mais difícil. Em parte, esse cenário é resultado da mudança de gerações, já que os colaboradores mudaram e atualmente têm outros planos para a carreira.

Ainda assim, não dá para negar os benefícios que um time engajado pode trazer. Ele aumenta os resultados, melhora o clima organizacional e torna as entregas ainda melhores. Por isso, é importante encontrar maneiras de motivar os funcionários.

Se você ficou interessado e quer conhecer quais são as melhores formas de motivar os funcionários, então não deixe de ler este post até o final!

 

1. Compartilhe feedbacks regularmente

Os feedbacks são mais importantes do que muitas pessoas pensam. Nada mais natural, já que é por meio dele que seu time consegue perceber os acertos, os erros e as oportunidades de melhoria. Não dá para negar: esse já é um grande desenvolvimento para qualquer profissional.

Além disso, esse é um momento de maior proximidade entre o líder o seu liderado. Os feedbacks podem ser usados para alinhamento de expectativas, esclarecimento de dúvidas e de outras questões importantes do dia a dia.

 

2. Dê autonomia para seus funcionários

Ninguém (ou quase ninguém) gosta de trabalhar em um ambiente controlado. Você acaba se sentindo inibido para criar ou até mesmo inseguro para tomar decisões, pois precisa reportar ou explicar tudo para o gestor.

Portanto, mostre que confia no seu time e perceba como isso ajuda a motivar os funcionários. Essa é uma maneira de fazer com que eles se sintam mais seguros e, de quebra, percebam que o trabalho deles é reconhecido — tudo isso porque têm um papel importante na tomada de decisão.

 

3. Tenha um plano de carreira claro

Reter os colaboradores e mantê-los motivados é bem mais fácil se eles conseguem perceber um futuro de desenvolvimento na sua empresa. Isso porque é mais comum estar engajado quando existem perspectivas de crescimento e promoção.

Pode parecer pouco significativo, mas isso faz uma diferença e tanta uma vez que alivia muito estresse e desgaste! Por essas e outras razões, invista em um plano de carreira claro e consistente para seus funcionários e perceba como eles se engajam com mais facilidade.

 

4. Invista em benefícios diferenciados

Oferecer benefícios atrativos e diferenciados também é outra alternativa excelente. Essa é uma ótima maneira de fazer com que seus colaboradores percebam ainda mais valor em trabalhar na sua empresa, pois sabem que desfrutam de opções que fazem toda diferença.

Para isso, surpreenda seu time e ofereça benefícios que vão além dos tradicionais. É claro que plano de saúde e odontológico, vale-transporte e vale-alimentação são muito bons, mas você pode motivar os funcionários ainda mais se conseguir oferecer planos em academia, previdência privada, auxílio-creche e outros benefícios.

Para ser ainda mais certeiro, não deixe de fazer uma pesquisa para entender o que é mais significativo para cada um deles. Algumas vezes achamos que sabemos o que eles esperam, entretanto uma pesquisa pode ajudar muito nesse sentido.

Depois de ler este post e entender como motivar os funcionários da sua empresa, não deixe de colocar essas dicas em prática. Você vai perceber como ações desse tipo podem transformar o ambiente organizacional e impulsionar o seu negócio de um modo que nunca imaginou.

Se você ficou interessado e quer saber como dar início a essas medidas, aproveite para ler o nosso post sobre como incentivar seus funcionários a cuidar da saúde.