Ligue Agora! (11) 4902-9052

Entenda quais são as principais causas da dor de coluna

Não é difícil encontrar alguém se queixando de dor de coluna, afinal, esse é um problema de mais de 80% da população, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seja de forma leve ou intensa, costuma atingir a lombar e a cervical, mas também pode afetar músculos, nervos e várias outras coisas.

No post de hoje, você entenderá um pouco mais sobre as principais causas, sintomas e tratamentos para quem sofre com esse incômodo. Acompanhe!

 

Quais são as principais causas da dor de coluna?

Selecionamos alguns dos principais vilões desse tipo de problema. Confira:

Má postura

A má postura é uma das principais causas da dor de coluna. Como a pessoa acaba ficando com o corpo mal posicionado, é natural que a região acabe sendo forçada. Os resultados disso são o desconforto e a dor.

Sedentarismo

Quanto mais ficamos parados, menos movimentamos determinado músculo. Isso é muito prejudicial, pois a região pode acabar se enfraquecendo e teremos mais dores. Além disso, o sedentarismo pode favorecer a obesidade e dificultar ainda mais a situação.

Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando um disco sai de sua posição. Essa movimentação intervertebral comprime as raízes nervosas e causa muita dor a partir da medula espinhal. A dor mais comum ocorre nas regiões lombar e cervical, que costumam suportar mais carga.

Estresse

Sabia que o estresse tem uma forte relação com a dor de coluna? É que os hormônios liberados em período de estresse causam muita tensão muscular e a região das costas e pescoço são ainda mais sensíveis a esses efeitos. A pessoa nesse estado também libera alguns hormônios (como o cortisol) que aumentam a percepção da dor.

Além desses fatores, saiba que a dor também pode ser provocada por alguns distúrbios ou doenças, como apendicite, pedra na vesícula, endometriose e cálculo renal.

 

Quais os sintomas e formas de tratamento mais comuns?

Veja alguns dos principais sintomas da dor de coluna e como tratar o problema:

Sintomas

Sem sombra de dúvidas, o principal é o incômodo sem intervalos, o que pode comprometer significativamente a rotina do indivíduo. Vale lembrar que é comum as pessoas apresentarem outros sintomas além da tradicional dor nas costas.

Nesse sentido, podemos mencionar a ocorrência de formigamento nas nádegas, coxas e pés. Outro ponto muito importante é que, quando a dor está em um nível mais intenso, pode provocar também contrações musculares.

Tratamento

O tratamento mais comum envolve o uso de medicamentos e fisioterapia. Como já mencionamos, o sedentarismo é um dos grandes responsáveis por esse tipo de dor. Portanto, a dica é a pessoa se movimentar para estimular a região e fortalecer a musculatura.

Já os remédios ajudam a aliviar o estresse e a relaxar a musculatura — uma combinação que melhora muito o cenário. Também é indispensável procurar um médico, principalmente quando a dor irradiar outras partes do corpo. Ele dará o diagnóstico certeiro, pois entende da área que está doendo, hábitos, período de descanso e outros detalhes.

Depois de entender um pouco melhor quais são as principais causas da dor de coluna e que medidas tomar para controlar o desconforto, não deixe de adotar algumas delas. Acredite: ao fazer isso, você vai ter uma vida bem mais tranquila!