Ligue Agora! (11) 4902-9052

Plano de saúde cobre DIU? Descubra aqui!

Alguma vez você já questionou se seu plano de saúde cobre DIU? Essa é uma pergunta válida, já que, quando se fala em métodos contraceptivos, muitos tabus ainda surgem em torno do assunto.

Dentre as dúvidas mais comuns, está a cobertura de procedimentos de planejamento familiar por parte de convênios médicos. Afinal, é muito comum nos depararmos com homens e mulheres que ouvem um “não” de seus médicos neste tipo de contexto.

Mas será que os planos de saúde têm realmente a obrigação de oferecer esse tipo de serviço? Neste conteúdo sanaremos essa e outras dúvidas semelhantes que muitas pessoas ainda têm em relação à colocação de DIU por meio de convênios médicos particulares. Acompanhe a leitura do artigo para conferir!

 

O que é planejamento familiar?

Consiste em um conjunto de procedimentos que ajudam mulheres e homens que querem se planejar antes de tomar a decisão de ter ou não filhos. O direito é garantido pela Lei n° 9.263/96 da Constituição Federal.

Entre os métodos contraceptivos utilizados para sustentar o planejamento familiar, os principais são:

  • laqueadura;
  • vasectomia;
  • Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) não hormonal;
  • Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) hormonal para contracepção.

Mas será que os planos de saúde comuns oferecem cobertura a esse tipo de tratamento? Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

 

Qual é a obrigatoriedade dos planos de saúde cobrirem DIU?

A Lei n° 9.656/98 estabelece que os planos de saúde são obrigados a oferecer cobertura a procedimentos de planos familiar aos seus beneficiários, porém sabemos que muitas seguradoras oferecem resistência quando se deparam com pacientes que solicitam a colocação de um DIU, não é verdade?

Pois bem, como mencionamos acima, a cobertura do DIU — assim como outros procedimentos de planejamento familiar — é obrigatória por lei e deve estar inclusa no rol de procedimentos e eventos da ANS, segundo a resolução normativa 167 de 2008.

 

Por que contratar um bom plano de saúde que assegure o procedimento?

A questão não é apenas se um plano de saúde cobre DIU ou não. É importante saber que uma seguradora com credibilidade oferece também consultas de aconselhamento e atividades educacionais para que a paciente esteja munida com informações importantes sobre planejamento familiar.

 

O que fazer para conseguir cobertura?

Como você pôde conferir até aqui, por lei, os planos de saúde são obrigados a cobrirem a colocação de DIU. No entanto, é preciso respeitar as regras da franquia. Por exemplo, a cobertura é válida para qualquer plano, desde que os prazos de carência sejam respeitados.

Sendo assim, o médico do seu convênio não pode negar nenhum procedimento de planejamento familiar, pois estará infringindo o que consta na legislação e nas normas explícitas da ANS.

Como você pode conferir neste artigo, plano de saúde cobre DIU e todos os outros procedimentos de planejamento familiar. Este é um direito assegurado por lei e qualquer médico ou seguradora que negá-lo a um de seus pacientes está descumprindo o que é estabelecido pela legislação.

Ainda existe alguma questão que você não entendeu a obrigatoriedade dos planos de saúde oferecerem colocação de DIU? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para descobrir!