Ligue Agora! (11) 4902-9052

Planos de saúde: como incluir filhos naturais ou adotivos?

Com a precariedade do sistema de saúde pública no país não tem jeito: adotar um plano de saúde é a melhor maneira de garantir o seu bem-estar e o de toda a família, principalmente em situações de emergência. Por esse motivo, é normal a preocupação dos pais sobre como incluir seus filhos no plano de saúde e evitar surpresas desagradáveis.

Se você quer saber como funciona a inclusão dos seus filhos no plano de saúde, sejam eles naturais, adotivos ou ainda por vir, os direitos e as carências necessárias, continue lendo este artigo.

 

1. Conheça a legislação sobre inclusão de filhos no plano de saúde

O primeiro passo para incluir os filhos no plano de saúde é conhecer a legislação vigente. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a grande responsável por regular os planos e seguros de saúde do país. É ela, juntamente ao contrato da sua seguradora, que vai lhe informar o que pode e o que não pode ser feito no seu plano.

Para os casos dos recém-nascidos ou filhos adotivos, a legislação prevê a inclusão de filhos no plano de saúde nos planos de segmentação hospitalar com obstetrícia sem a necessidade de cumprimento de nenhuma carência, desde que a solicitação ocorra em até 30 (trinta) dias após o nascimento ou a adoção.

Isso significa que o seu filho terá direito à cobertura do seu plano desde os primeiros cuidados, sem ter que esperar nenhum tipo de prazo. Essa regra inclui os primeiros exames essenciais para a saúde do bebê, como o teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha. Além disso, a inscrição dentro desse prazo impede a alegação de doenças ou lesões preexistentes.

Quando a inclusão dos filhos no plano de saúde ocorre após o período de 30 dias do seu nascimento ou da adoção, pode ser necessário que eles cumpram as carências expressas no contrato do seu plano, inclusive de cobertura temporária por lesão ou doença preexistente.

 

2. Preste atenção nas carências do seu plano

A cobertura dos seus filhos recém-nascidos ou recém-adotados só pode ser feita sem carência caso a mãe ou o pai já tenham cumprido o prazo máximo exigido pelo plano de 180 dias. Caso contrário, será considerada para os filhos a mesma cobertura destinada aos pais.

Passados os 180 dias os filhos podem ser incluídos como dependentes do plano dos seus pais mesmo que o parto não tenha acontecido pelo plano de saúde, desde que a solicitação aconteça nos primeiros 30 dias de nascimento ou adoção.

Por isso, se você está pensando em ter ou adotar um filho, é muito importante contratar um plano de saúde com antecedência para que você possa usufruir desses benefícios. A cobertura do parto, por exemplo, é de no mínimo 300 dias, exceto para os casos de partos prematuros, em que são aplicadas outras regras.

 

3. Não se preocupe com a diferença entre filhos naturais e adotivos

Não se preocupe com a distinção entre filhos naturais ou adotivos. Segundo a legislação vigente, filhos adotivos de até 12 anos de idade também têm direito à inclusão sem carência como dependentes do plano de saúde dos pais, desde que a solicitação ocorra nos primeiros 30 dias de sua adoção.

 

4. Faça a solicitação por escrito à operadora em até 30 dias

Para gozar do benefício da cobertura sem carência para recém-nascidos ou filhos adotivos de até 12 anos é essencial que os pais façam a solicitação para a operadora nos primeiros 30 dias da adoção ou de vida do bebê. Esse processo não ocorre automaticamente e, caso excedido esse prazo, pode ser requisitado o cumprimento de carência.

É importante que essa solicitação seja feita por escrito para que os pais possam ter registro em casos de problemas futuros. No ato do pedido a operadora pode pedir alguns documentos da criança, como a certidão de nascimento.

É muito importante estar informado sobre a legislação da ANS, bem como saber mais sobre esses pontos desde o momento da contratação do seu plano de saúde.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o processo de inclusão dos filhos no plano de saúde, deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre o assunto!

 

Clique aqui e solicite orçamento expresso. Entraremos em contato em 10 minutos.