Ligue Agora! (11) 4902-9052

Por que PMEs devem se preocupar com o clima organizacional?

Muitos gestores preocupam-se com o cumprimento de metas e atividades operacionais e esquecem que essas funções são executadas por pessoas. Por isso, levar em consideração a importância do clima organizacional e buscar maneiras de melhorá-lo é fundamental.

Indivíduos mais felizes tendem a trabalhar melhor e de maneira mais produtiva. Garantir que os colaboradores da sua empresa estejam satisfeitos é uma maneira de potencializar seus resultados a curto e longo prazo, e isso é válido também para pequenas e médias empresas.

Para saber mais sobre o papel do clima organizacional e como identificá-lo, continue a leitura!

 

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é uma maneira de aferir como os colaboradores de uma empresa se sentem, levando em consideração fatores como a saúde física e mental, satisfação profissional e pessoal, entre outros.

Diversas razões podem afetar a maneira como os funcionários se sentem em uma empresa, como:

  • remunerações e benefícios;
  • relacionamento interpessoal;
  • salubridade e qualidade do ambiente de trabalho;
  • respeito e preocupação com bem-estar físico e mental;
  • valorização e reconhecimento das atividades.

Estar atento a esses e outros fatores é uma maneira de evitar com que essa insatisfação afete o desempenho nas atividades e que as pessoas que trabalham na empresa se sintam infelizes e busquem por outras oportunidades.

 

Qual é a importância desse componente?

Um bom clima organizacional pode trazer uma série de benefícios. Confira!

Maior produtividade

Pessoas mais felizes normalmente trabalham melhor. A motivação pessoal muitas vezes está ligada com a produtividade e a qualidade das atividades realizadas pelos colaboradores.

Por isso, cuidar que seus funcionários estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho é uma maneira de melhorar os resultados da sua empresa a longo prazo. Em curto prazo, é possível ter uma equipe mais feliz e motivada a trabalhar todos os dias.

Aumento na taxa de retenção

A infelicidade é um importante fator para a decisão de pedir demissão. Se os funcionários de uma empresa estão infelizes, sentem que não são ouvidos ou que a remuneração e os benefícios, não são suficientes, são grandes as chances de que eles procurem novas oportunidades.

Assim, preocupar-se com a qualidade do clima organizacional da sua empresa, oferecer plano de saúde como benefício, é uma maneira de reter talentos e evitar altas taxas de evasão — o que gera custos tangíveis, como encargos trabalhistas; e intangíveis, como a perda de especialistas.

Melhoria na percepção da marca

As pessoas conversam entre si, o que faz com que os colaboradores de uma empresa sejam os maiores detratores ou promotores de uma marca, dependendo de como se sentem.

Quando um funcionário está feliz, é provável que ele fale bem da organização para amigos e familiares. Além de contribuir positivamente para a imagem externa que as pessoas têm da empresa, também pode gerar novas oportunidades de negócio e atrair novos talentos para a companhia.

Atração de novos colaboradores

Um clima organizacional positivo e saudável é um componente cada vez mais valorizado na busca de um novo emprego. Assim, investir nisso é uma forma de atrair novos talentos por meio do boca a boca positivo de quem já trabalha no lugar.

Além disso, hoje existem sites especializados nesse tipo de avaliação, como o Love Mondays, o que pode aumentar o poder de influência desse tipo de informação.

 

Como medir o clima organizacional na prática?

Existem diferentes formas de medir o clima organizacional. Esse processo pode ser realizado tanto pela área de Recursos Humanos quanto por uma empresa especializada.

Para uma análise qualitativa, pode ser feita a aplicação de um questionário abordando pontos específicos sobre a qualidade do ambiente de trabalho, a satisfação com os benefícios oferecidos, a relação com os outros colegas, etc.

Por fim, utilizar um NPS interno (Net Promoter Score) é uma maneira de quantificar a satisfação geral, com avaliações de 0 a 10 sobre o quanto os funcionários indicariam trabalhar nessa empresa.

Assim, é possível identificar como está o clima organizacional em sua empresa e propor melhorias a partir das respostas obtidas, algo que precisa ser feito independentemente do tamanho do seu negócio. Assim, você aumenta a satisfação dos colaboradores e potencializa o sucesso de seu empreendimento.

Para receber mais dicas como essa, acompanhe a gente no Facebook e Twitter.